domingo, 29 de dezembro de 2013

DINO GANHA COMO PRESENTE DE NATAL UMA PESQUISA QUE É DO "PERU"

Dino e sua matilha aproveitaram os últimos dias de 2013 para engrossar os uivos do “já ganhou” em torno de mais uma pesquisa, sem a obrigatoriedade, prevista em lei, de registro dos números. A partir da próxima quarta-feira, 1 de janeiro, é obrigatório registrar qualquer pesquisa, com uso do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais. A finalidade do registro é dar publicidade às informações prestadas e permitir a fiscalização pelos partidos e pelo Ministério Público Eleitoral.

O veículo de comunicação social que publicar pesquisa não registrada, mesmo que esteja reproduzindo matéria divulgada em outro órgão de imprensa, está sujeito à multa no valor de cerca de R$ 53 mil a R$ 106 mil.

O objetivo explicitamente eleitoreiro da divulgação da pesquisa publicada neste domingo (29/12), no Jornal Pequeno, é combater a crescente candidatura do secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, adversário que já vem sendo alvo de factoides e ataques. A lógica é simplória demais. Se o secretário de Estado fosse um candidato tão sem possibilidades de vitória, por que justo os partidários de Flávio Dino haveriam de torcer contra ele? Ora, pitombas!

Mas o mesmo jornal que só divulga notícias favoráveis a Dino, publicou em novembro outra pesquisa pelo instituto Amostragem, em que Luis Fernando aparece com 15, 85%. O ex-prefeito de Ribamar cresceu quase 5%, mesmo com a possibilidade de ainda poder “maquiar” os números sem o cerco da lei eleitoral.

Ou seja, ficou difícil mentir que Luis Fernando caiu ou que não tenha crescido na preferência do eleitorado. Já Flávio Dino possuía 54,7% e agora aparece com 53,4%. Também não deu para alardear que o presidente da Embratur teria subido tanto nas pesquisas a ponto de se tornar um candidato imbatível. Mesmo no histórico aliado jornal das oposições, o comunista apresenta queda.
Além disso, na primeira pesquisa do instituto Conceito, Dino tinha 58,6%, depois, em agosto, passou a 56,8%, subiu para 59,3% em outubro e agora caiu 5,9 pontos percentuais, para fechar o ano com 53,4%. Os números de Luis Fernando, ao contrário, têm se mantido em trajetória ascendente. Em março ele aparecia com 18,5%, depois com 15,3% em agosto, 16,7% em outubro e, agora, 20,5%.
A pesquisa entrevistou 1.940 pessoas em 38 municípios, cujo critério foi o de cidades mais populosas. Um universo insignificante para que os comunistas considerem a eleição como liquidada. Sem ouvir os outros 179 municípios pequenos, onde tradicionalmente o Governo do Estado costuma vencer as eleições, qualquer avaliação do cenário eleitoral está sujeita a erros.

O truque é manjado. A divulgação da pesquisa às vésperas de 2014 serve para aproveitar as últimas horas de um ano em que as pesquisas ainda não são fiscalizadas. E para “vender” a falsa ideia de que Luis Fernando esteja incrivelmente desgastado com 20% de um percentual que cresce a cada nova aferição. Dino repete o erro que cometeu durante todo o ano de 2013, a  prepotência de se achar invencível, como se não faltassem ainda 9 meses para o pleito de outubro do ano que se avizinha. O chefão do comunismo no Maranhão força a barra para reverter a lógica do peru de Natal: quer vencer as eleições de véspera.

Fonte: Seu Riba

Nenhum comentário:

Postar um comentário